• Diario de Pernambuco, Opinião 28/08/09
  • A tecnologia da informação para o sucesso das empresas
  • Computadores e sistemas de informação podem ser uma dor de cabeça para muitas empresas, principalmente quando são contratados prestadores de serviços inescrupulosos ou simplesmente incompetentes. Em algumas implantações de sistema que realizamos, houve relatos de várias tentativas infrutíferas de informatização: uma experiência desgastante e custosa para todos. Já vivenciei casos de diretores deprimidos que estavam há um ano sem obter os resultados esperados pelo sistema adquirido, um verdadeiro caos! E ainda pagaram uma boa quantia pelo martírio.

    Informatizar é muito mais do que comprar computadores e instalá-los em uma rede, usar planilhas eletrônicas e editores de texto. Os empresários têm que se conscientizar de que se trata de um processo no qual o fator humano e o treinamento do pessoal são de fundamental importância, isso porque envolve mudança na forma de fazer as coisas. Porém, tomando as devidas precauções, a tecnologia da informação é enriquecedora, racionaliza processos, aumenta a competitividade e pode gerar uma grande satisfação no ambiente do trabalho melhorando a qualidade de vida dos envolvidos.

    Inicialmente é importante definir a necessidade de informação. O que é que eu preciso? Qual o problema a ser resolvido? Quanto eu posso investir na informatização? Então, a partir das respostas, pode-se pesquisar quais sistemas de informações no mercado que se enquadram na solução das necessidades encontradas e que caibam no orçamento. Após a definição do leque de opções de programas, devemos verificar as referências, ou seja, pesquisar as empresas que já adotaram a solução e o grau de satisfação destas com o produto. Questionar, sobretudo, o funcionamento, a facilidade de operação, o suporte ao usuário, se possível fazer uma visita. Muitas vezes o sistema é bom, porém não tem um suporte local, isto pode trazer grandes aborrecimentos. Outras vezes é ineficiente mesmo.

    Alguns empresários tomam a decisão de aquisição de um sistema, baseado na beleza da apresentação das telas e da boa conversa do vendedor. Cuidado, pode ser um grande engano.

    Outro fator importante é criar uma estrutura computacional adequada para o funcionamento da solução escolhida. É interessante ouvir as especificações do fornecedor do sistema. É comum os responsáveis pela aquisição destes materiais e serviços serem leigos no assunto e ficarem desorientados com tantas coisas novas e desconhecidas: servidor, antivírus, firewall, em fim, uma infinidade de itens para a estrutura que tem que ser criada. O ideal é contratar uma empresa idônea e com boas referências para montar e cuidar desta parafernália. Não vale a pena deixar uma área tão importante da empresa a cargo de amigos, conhecidos ou familiares.

  • Diario de Pernambuco 24/08/08
  • Augusto Freitas // Especial para o Diario
  • Augusto Freitas - Especial para o Diario

    É inegável, em dias atuais, que a informática é uma ferramenta indispensável para que as empresas mantenham-se organizadas e atualizadas quanto à infinidade de dados. No caso de informações clínicas, onde todos os detalhes são importantes para a saúde dos pacientes, a necessidade é ainda maior, sem contar com a dependência. A M&T Informática é uma empresa pernambucana que atua há cerca de 18 anos no mercado local e, aliando sofisticação e modernidade, desenvolve softwares capazes de armazenar informações essenciais para clínicas médicas. Desde a simples entrada do paciente, passando pela checagem de dados junto aos convênios, o Sistema Bravo de Gerenciamento de Clínicas se destaca entre os programas mais eficazes da empresa.

    Segundo Luiz Manzella, analista de sistemas e sócio-diretor da M&T ao lado de Maria Celina Teixeira, o Bravo é um sistema padrão de arquivamento de dados que agrupa outras funções de informatização. "O sistema se destaca por agrupar funções múltiplas, ou seja, incorpora várias informações em um só programa, otimizando tempo e qualidade de serviços", disse. O programa não atua apenas nos dados básicos dos pacientes, como freqüência de visitas médicas, guias de convênio ou o próprio prontuário clínico. Ele também ajusta informações gerenciais, controla custos, faturamento e relatórios percentuais, além de ser uma espécie de vigilante do meio eletrônico.

    A adequação do sistema já vem sendo feita pela M&T em clínicas médicas de médio e grande porte há cerca de oito anos, mas só recentemente a direção promoveu a união dos outros programas sistemas comandados por um único software. A decisão já atende as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), que estipulou um prazo até o fim de 2008 para que as empresas do setor de saúde implantem sistemas informatizados para controlar seu funcionamento - todas as informações entre clínicas e convênios serão trocadas via Transferência de Informações de Serviços de Saúde (TISS).

    Hoje, a M&T implanta programas de informática em clínicas da Região Metropolitana do Recife. Mas já planeja expandir sua atuação para outros estados do Nordeste. A Paraíba será o primeiro a contar com os serviços da empresa. A expectativa é de que nos próximos meses a M&T já esteja atuando em solo paraibano.

  • Terceirização
  • M&T Informática transforma dificuldade em oportunidade
  • Sócios deixaram a estabilidade do emprego para apostar no negócio próprio Terceirizar os serviços é uma prática que as empresas vêm adotando a fim de enxugar o corpo de funcionários e diminuir as despesas. Migrar de um trabalho, com carteira assinada para outro onde as relações trabalhistas não garantem estabilidade no emprego, é motivo de preocupação e insegurança para os que passam por essa situação. Os analistas de sistemas Luiz Manzella e a sua mulher Maria Celina Texeira conheceram de perto essa realidade. Trabalhando numa empresa, os dois deixaram de fazer parte do quadro de funcionários para prestarem serviços terceirizados. O que poderia ter sido um drama na vida profissional e financeira do casal se tornou uma grande oportunidade. Graças a uma visão empreendedora, eles abriram a própria empresa, a M&T Informática, e expandiram os horizontes de seus negócios.

      Os dois empresários começaram a atender as necessidades da empresa onde trabalhavam anteriormente. Aos poucos, resolveram partir para a conquista de novos clientes. As dificuldades típicas do começo de um negócio setransformaram em desafios. "No início, havia insegurança por ter saído de uma situação com salário certo para outra que só dependia do esforço próprio. Por não ter um nome consolidado no mercado, nem experiência na área administrativa, tive que partir para a divulgação boca a boca, o que era um trabalho lento", recordou o sócio-diretor da M&T Informática, Luiz Manzella. A iniciativa e a persistência surtiram efeitos positivos. A empresa já está no seu décimo quinto ano de existência, ultrapassando - e muito - a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas, que é, em média, de dois anos. "Hoje, temos produtos de excelente qualidade, capazes de concorrer com os das empresas de grande porte", ressaltou.

      A empresa é especializada em desenvolvimento de softwares, em especial, para a área médica. O ingresso nesse ramo surgiu a partir da procura dos clientes, a maioria clínicas. "Existem empresas que atendem mais hospitais e tentam colocar a mesma solução em clínicas, o que fica caro e complexo. Por isso, resolvemos ter um foco, para atender melhor as expectativas dos nossos clientes", justificou Manzella. Ele reforçou que um sistema de informatização envolve mais que inovação tecnológica, mas também uma mudança nas relações interpessoais da equipe. "É algo complexo, que engloba as pessoas que vão utilizar o sistema, modificando a cultura do ambiente empresarial", observou.

      Dentre os programas desenvolvidos pela M&T Informática, o Sistema Integrado de Gerenciamento de Clínicas - Bravo - é um dos destaques. Com o Bravo, é possível fazer agendamento de pacientes, gerar remessas de faturas para a clínica e para o convênio, fazer baixa de pagamentos, calcular e repassar o percentual dos médicos, controlar as perdas financeiras e recuperar recursos. Para as clínicas que adotaram o sistema, os ganhos foram notáveis, segundo o empresário Luiz Manzella. "Após serem informatizadas, algumas clínicas chegaram a ter um aumento de 15% no faturamento, por conta do controle das informações administrativas e financeiras. É um verdadeiro investimento!", garantiu.

      A intenção do empresário é expandir o sistema Bravo e o alcance de atendimento da empresa para outros estados brasileiros. "O sistema está pronto. A idéia agora é conquistar, pelo menos, mais 20 clientes este ano. Para isso, estamos investindo em comunicação e divulgação", disse. Esperando crescer, em 2006, até 50% em relação ao ano passado, a M&T Informática aposta no potencial do setor médico-hospitalar para alavancar as oportunidades de negócios. "Estamos estudando o atendimento a uma empresa da área de indústria médica, em Belo Horizonte, e parcerias com novos sócios. A M&T Informática está pronta para crescer", afirmou.


    Domingo, 26 de Março de 2006

  • Jc Nógocios
  • Software médico
  • A empresa pernambucana M&T Informática, está lançando seu novo software. O Sistema Bravo Gerenciamento de Clínicas, que controla os repasses para médicos, faturamento, controle de glosa, prontuário eletrônico, faturamento, baixas de pagamentos e informações gerenciais.

    Quinta-feira, 16 de Março de 2006

  • Moderno
  • M & T Informática, empresa pernambucana,
  • A M & T Informática, empresa pernambucana, enviou um representante a Belo Horizonte, a convite da Spectrolab do Brasil, para implantar o Sistema Bravo de Gestão Integrada de Clínicas. A tecnologia utilizada pelo pernambucano é de última geração.

    Sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

  • Pacientes
  • A M&T Informática desenvolveu o Bravo, que está sendo implementado no Unicordis.
    O Bravo tem controle das agendas, do atendimento, faturamento e permite ao paciente visualizar o histórico de doenças com uma senha particular. Os hipocondríacos agradecem!

    Quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

  • M&T Informática e B&R Consultoria melhoram processos de gestão empresarial
  • Consultoria
  • M&T Informática e B&R Consultoria melhoram processos de gestão empresarial

    Publicado em 26/01/2012, Às 20:00

    As pernambucanas M&T Informática, de Luiz Manzella e Liliane Frazão, e a B&R Consultoria, de Breno Santana e Rejane Amorim, fecharam parceria para atendimento ao mercado local de saúde nas áreas gestão.

    O sistema serve as áreas de de Oncologia, Neurologia, Endocrinologia, Otorrino, Imagem, Oftalmologia, Cardiologia, Traumato-Ortopedia entre outras, além de hospitais de médio porte, investindo na organização e alinhamento dos processos de gestão empresarial (controles financeiros, rotinas de trabalho e procedimentos operacionais), podendo integrar a este nicho o Sistema Bravo Gerenciamento de Hospitais e Clínicas.

    Segundo afirmam os empresários, o objetivo é implementar as mais modernas práticas de gestão, contando com uma equipe de consultores sênior, apresentando custo compatível com cada empresa.